quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um depoimento emocionante da fã Neusa Maria Rubi Motta

Caros amigos, recebi um e-mail da Dora Lima, enviando-me a história de vida da fã do Neusa Maria Rubi Motta.

Neste depoimento ela conta como as músicas e o cantor Silvio Brito, fizeram parte da história de sua vida.
Aqui vai o texto na integra!

Olá, Dora, tudo bem? 

Vou tentar escrever para ti e com ajuda das lembranças, de 1960 em Forianópolis, SC. Em Curitiba, Paraná até 1970 e Rio Grande do Sul até 1996 e de volta a minha terra natal, Forianópolis, SC

Fiquei conhecida por não largar os dois únicos discos de Silvio Brito que tinha, por todo lugar em que morei os carregava. Era tudo o que eu tinha minha família e os discos do meu ídolo!

Minha admiração pelo cantor e compositor Silvio brito, começou mais ou menos na década dos anos 70 e 80. Naquela época eu tinha as minhas preferências, que até hoje são: Roni Von, Vanusa, Antonio Marcos, Benito de Paula, Moacir Franco, Agnaldo Timótio, Tim Maia e Raul Seixas. 

Um dia vi Silvio Brito, nos programas de TV do Flavio Cavalcante, Bolinha, Chacrinha e Silvio Santos. Nunca mais saiu da minha cabeça. Embalei meus filhos cantando as suas músicas. 

Bateu aquele menino talentoso, iluminado, de 74, 75 em vários programas de músicas na TV. Fiquei doida com “Tá todo mundo louco” entre outras... e cada vez mais eu me interessava por suas músicas.

Uma vez assisti todo o programa “Qual é a música”, torci muito pelo Silvio que acabou ganhando. E tantos outros programas que nunca o esqueci!

Em 1981 em Porto Alegre, RS, nasceu minha filha Ana Carolina (a Carol). Como eu poderia imaginar que nasceu ali, que Deus me mandou uma filha e que depois de 30 anos ela seria a ponte para eu ver meu ídolo? Dá para ACREDITAR? (nenhum dos meus filhos se interessou, mas riam muito comigo pela minha preferência musical, mas aquilo não fazia a cabeça deles).

Mais ou menos nos anos 90, eu morava em São José, SC, foi quando tivemos uma enorme enchente, perdemos tudo, ficamos quase sem nada, e eu perdi os únicos LPS, e as fotos que tinha do Silvio Brito. Como não tinha dinheiro para comprar outros, eu pedia nas rádios, e assim podia ouvir a música do Silvio. Foi ai que começaram as piadas de novo! “Já sei é a música do Silvio Brito!”, diziam os locutores. 

Quando visitava meus parentes, todos já falavam: lá vem a Neusa com a história de Silvio Brito! rsrsrs. 

Em 1999, assistindo a Rede Vida vi o Silvio, na hora peguei a caneta e anotei o número do telefone, tudo para adquirir o CD. 

Quando chegou e o correio me avisou que era para ir buscar minha encomenda, eu me sentia como se tivesse ganhado na loteria. Sai correndo, peguei um ônibus e fui até a agencia do correio buscar, depois eu exibia os cd’s como um troféu. A alegria foi enorme. 

Ali estavam todas as músicas da minha vida, mais uma vez, o Silvio, lembrei, resgatei tudo, que eu queria, mas como nada é perfeito, mais uma vez as piadas, e desta vez do meu marido. Ele dizia: Não aguento mais, é Silvio Brito pra lá, é Silvio Brito pra cá. Eu trabalho duro e o Silvio Brito que é o gostoso? Rsrrs, mas não demorou muito, ele mesmo gritou bem alto: “NEUSAAAAAA... CORREEEEE, está passando o Silvio na TV. Ai eu respondi a ele: e você ainda reclama? diz que não gosta? Rsrs.

A música “Nos Becos da Vida”, nossa!!!! Foi pra mim, foi feita pra me ajudar a ter forças e acreditar que uma música pode mudar o destino de uma pessoa, sua história, esta música do Silvio Brito, fez parte importante na minha vida. Veja só, meu filho resolveu largar a faculdade, pegou tudo o que tinha e foi embora tentar a vida bem longe, em outro estado, por causa de uma moça que lá morava... apaixonou-se.. me ligava de vez em quando. “Tchau e Bença”... e eu ajudava no que podia. Mas a vida, ai a vida, ela foi ficando cada vez mais difícil para ele e um dia a moça o abandonou! (agradeço a Deus por não terem filho).

Foi ai que ele me ligou e disse: Mãe, hoje, lembrei de você!! Porque escutei a música “Nos Becos da Vida”, do Silvio Brito! É tudo verdade! Me espera, estou voltando!

Chegando aqui, voltou a estudar. Hoje ele é cirurgião dentista e funcionário público. Concursado, casado e pai do Rafael, meu neto, não precisa de cargo comissionado, odeia políticos corruptos e carrega com ele o CD do Silvio Brito "CHEGA"! Mais uma vez a música do Silvio na minha vida...

Em 2007, consegui comprar um computador, aprendi a usar e com a ajuda da Carol. A primeira coisa que fiz foi procurar o Silvio Brito. A Carol achou e entrou na comunidade da Dora Lima. "Um Anjo chamado Dora Lima!" Foi assim que Dora me descobriu e eu a encontrei! Tudo o que consegui realizar, devo a ela. Pena ela não ter vindo ao show aqui em São José. Foi a Dora que me deu toda atenção, quando descobriu mais uma fã perdida neste mundo, ela me resgatou e me fez acreditar na esperança de ver meu ídolo, ela sabia que na época de hoje as coisas são mas difíceis e foi ela que ajudou a trazer o Silvio perto de nós, aqui fãs de verdade, mas a maior de todas é a Dora. É ela que da toda atenção, o carinho que ela tem com os fãs do seu ídolo como fez comigo sem me conhecer, veio até aqui, insistiu para que o show acontecesse, éramos a Carol e eu daqui e a Dora lá da cidade dela mandando e-mail para sair este show.

Quando a Dora me avisou que o Silvio Brito não vinha, pois fora informada que seria outro artista, eu fiquei louca. 

Foi quando a Dora me avisou que o Silvio estaria em Canasvieiras, neste dia eu estava na serra catarinense. Fui à festa, que o sogro da Carol fez para ela, e lá estavam todos: o prefeito Djalma Berger, o vereador, o pessoal da cultura. Como a Dora Lima havia ventilado a hipótese do Silvio não vir para o show dos idosos, já que o da festa de São José eles trouxeram outro artista, eu não podia perder a chance de pedir, principalmente em uma festa onde estavam todos. 

Eu fui até o telão, pedi para colocar o DVD do Silvio, que levei comigo, para todos assistirem. Foi lá que o Prefeito me garantiu que o Silvio já estava contratado. 

O show foi o maior espetáculo que um dia eu assisti, mas infelizmente, eu prefiro esquecer! Fui mal tratada por um cidadão chamado Wilson Roberto que nem deixou eu me aproximar foi tudo muito rápido. O Silvio chegou um pouco atrasa, eu estava no camarim esperando por ele, mas apenas dei um abraço, e só. Ele teve que correr, foi logo para o palco, quase nem falei com ele. Foi quando fui ao palco e falei que fomos a Carol e eu que lutamos para que o show acontecesse e que foi um presente do prefeito para nós. Despedi-me do Silvio, dei-lhe um abraço e fui embora. Não vi o final do show, sei que foi ótimo como eu imaginava ser o Silvio Brito. 

As pessoas agradeceram muito, a Carol pela indicação do show e a secretaria da cultura adorou, gostou tanto que quer que ele venha outra vez, irá trazê-lo para a festa do dia das mães.

Amo todas as músicas do Silvio, mas a que eu mais canto e até tive a oportunidade de cantar para o Silvio, antes de ele entrar no show foi: “Terra dos meus sonhos” esta musica me lembra a minha cidade, a vida era boa: “... quando planta-se a semente não só na terra, mas no coração da gente...” Cantei também "trem da memória", que me lembra muito lá do Paraná quando o trem passava. O Silvio deu muita risada na hora que me viu cantando ao lado dele, na hora que ele ia entrar no palco, eu cantava as músicas dele, as pessoas ali não conheciam as músicas como eu, e quando ele declamou o texto “Amigos” a secretaria Rosinha ficou surpresa comigo, pois eu, no meio das pessoas, repetia as frases, de tanto ler, cheguei a decorar! Foi lindo D+!